Ana Paula Machado (Paraná) - Soprano


      Seu primeiro contato como canto lírico foi através da saudosa professora Neyde Thomas.

      Além de ter formação em Psicologia, Ana Paula é bacharel em Canto pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na classe de Emerli Schlogl e Ben Hur Cionek. Recebeu ainda orientação e acompanhamento de repertório vocal solista de Alessandro Sangiorgi, e Ricardo Ballestero. Desde 2014, a soprano Rosana Lamosa é sua principal orientadora em canto.

      Com apenas dois anos de estudos e através de audição, Ana Paula foi selecionada para participar na temporada 2016 da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) no Teatro Guaíra sob a regência de Estefan Geiger (Alemanha), debutando no Concerto de Aniversário da Orquestra como principal solista da peça “Sonhos de Uma Noite de Verão” de Mendelssohn.

      No mesmo ano, também no Teatro Guaíra com a OSP, interpretou a personagem “Anchen” da Ópera “Der Freischutz” de Carl Weber. Em 2017 cantou Exsultate Jubilate de Mozart, com a Orquestra da Faculdade de Música e Belas Artes do Paraná na Capela Santa Maria sob regência de Paulo Barreto.

      Participou no mesmo ano do concerto de encerramento do 37º Festival Internacional de Música de Londrina, como solista no Carmina Burana de Carl Orff, tendo como regente Daisuke Soga (Japão).

      No Festival de Ópera do Paraná, interpretou “Pamina” na montagem de Ópera Flauta Mágica de Mozart. Em 2018 foi selecionada para interpretar mais uma vez “Pamina”, na montagem da Flauta Mágica para a 35ª Oficina de Música de Curitiba junto à Camerata Antiqua de Curitiba sob a regência de Abel Rocha.

      Em julho deste ano, foi vencedora do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, participando do concerto de premiação sob regência de Roberto Tibiriça. Em novembro no Festival de Ópera do Paraná, mais uma vez apresentou o Esxultate Jubilate de Mozart, e na Ópera Die Fledermaus (O Morcego) de Johann Strauss, interpretou “Adele” com apresentações no Guairinha e Capela Santa Maria.

      Em 2019 foi selecionada para interpretar “Micaela” da Ópera Carmen de Bizet na 36ª Oficina de Música de Curitiba. Cantou a Missa em G Maior de Schubert, com a Camerata Antiqua de Curitiba em Março deste ano. Foi Indicada para receber o Título de “Mérito Cultural Carlos Gomes”, no grau de Comendador.